terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Trecho do Livro "O Domínio do Amor"

Don Miguel Ruiz menciona no livro O Domínio do Amor as seguintes regras:
PRIMEIRA REGRA: "Não acreditem em mim. Ninguém tem que acreditar em mim, mas, sim, pensar e fazer suas próprias escolhas. Que as pessoas acreditem no que quiserem acreditar, baseadas no que eu digo, mas apenas se acharem que minhas palavras fazem sentido, que as deixem felizes. Se o que eu digo ajuda-as a despertar, elas que escolham acreditar. Sou responsável pelo que digo, mas não pelo que os outros entendem. Cada um de nós vive num sonho completamente diferente. O que eu digo, mesmo que seja absolutamente verdadeiro para mim, pode não ser para as outras pessoas."
SEGUNDA REGRA: "Não acreditem em si mesmos. Não acreditem em todas as mentiras que contam a si mesmos, porque foram programados para acreditar nelas, não tiveram opção. Não acreditem em si mesmos quando dizem que não são bastante bons, fortes ou inteligente. Não acreditem nas próprias limitações. Não acreditem que não merecem a felicidade ou o amor. Não acreditem que não são bonitos. Não acreditem em nada que os faça sofrer. Não acreditem em seus próprios dramas. Não acreditem no juiz ou na vítima que existem em você. Não acreditem naquela voz íntima que diz que vocês são estúpidos demais, que seria melhor suicidarem-se. Não acreditem porque não é verdade. Abram os olhos, o coração, os ouvidos. Quando ouvirem o que o coração diz, indicando-lhes o caminho para a felicidade, façam sia escolha e permaneçam fiéis a el. Mas não acreditem em si mesmos, só porque dizem que têm de acreditar, pois mais de oitenta por cento das coisas em que acreditam são mentiras. De fato, a segunda regra, que diz para não acreditam em si mesmos, é muito difícil de seguir.
TERCEIRA REGRA: "Não acreditem em ninguém. Não acreditem nas outras pessoas, porque todas mentem o tempo todo. quando vocês não tiverem mais feridas emocionais, quando não tiverem a necessidade de acreditar nos outros só para serem aceitos, verão tudo com mais clareza. Verão se algo é preto ou branco, ou não. O que é certo agora talvez não seja mais dentro de alguns momentos. O que agora não é certo, pode ser daqui alguns instantes. Tudo muda rapidamente, mas vocês terão consciência disso, verão a mudança. Não acreditem nos outros, porque eles usarão essa sua estúída credulidade para manipular suas mentes. Não acreditem em ninguém que diz que veio das Plêiades para salvar o mundo. Não precisamos que ninguém venha salvar nosso planeta. O mundo não precisa de alienígenas salvadores. O mundo é um ser vivo, mais inteligente que nós todos juntos. Se acreditarmos que o mundo precisa ser salvo, logo alguém virá para nos dizer: "Olhem, vem se aproximando um cometa, e precisamos fugir do planeta. Matem-se e pronto! Vocês alcançarão o cometa e viajarão nele até o céu." Não acreditem nessas histórias mitológicas. Criamos nosso próprio sonho de céu, ninguém pode criá-lo por nós. A regra três é a mais difícil, porque temos necessidade de acreditar em outras pessoas. Não acreditem em ninguém.

Não acreditem em mim, não acreditem em si mesmos, não acreditem em ninguém. O resultado disso será que tudo o que não for verdadeiro desaparecerá como fumaça neste mundo de ilusão. Tudo é o que é. Não preciso justificar o que é verdadeiro, não é preciso explicar. O que é verdadeiro não necessita de apoio de ninguém. Mentiras precisam do seu apoio. Uma pessoa tem de criar uma nova mentira para apoiar a primeira, outra mentira para apoiar aquela que dá apoio e mais mentiras para apoiar o conjunto todo. Cria-se, entã, uma grande estrutura de mentiras, que desaba quando a verdade aparece. Mas as coisas são assim. Ninguém precisa sentir-se culpado por estar mentindo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário