quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Diário da Gratidão, Você já fez o seu?

Já parou para pensar pelo que você pode agradecer hoje? Essa é uma pergunta que virou  febre nos Estados Unidos, onde nasceu um movimento que vai ganhando cada dia mais adeptos. É o diário da gratidão, popularizado pela apresentadora Oprah Winfrey. Foi só ela anunciar que fazia o seu para a ideia deslanchar de vez.
Mas a premissa é mais antiga e bem simples: todo o dia, a pessoa (eu, você) deve listar cinco coisas pelas quais quer agradecer. Pode ser pela saúde, pelo novo ou velho amor ou até por aspectos mais prosaicos, como uma refeição deliciosa ou uma  boa xícara de café — no meu caso, pelo menos umas 10 xícaras por dia!
Para quem estiver a fim de colocá-la em prática, precisa saber que a lista deve ser escrita todos os dias — esse é o passo imprescindível para fazê-la funcionar.
Pergunte a si mesmo: pelo que sou grato hoje? Escreva no presente, pense nas pequenas coisas que você possui e não dá muita bola. Dá para aproveitar e presentear alguma pessoa querida com um lindo caderno em branco, com uma mensagem bonitinha e o estímulo de que seja preenchido ao longo do ano. Os mais moderninhos podem fazer o seu diário online, em folhas virtuais separadas e salvas de forma que possam ser impressas no futuro.
É uma espécie de investimento a médio prazo, percebem? Sei que isso parece ainda mais complicado por que nós vivemos hoje em uma sociedade que não tolera esperar. Queremos resultados rápidos, queremos tudo para ontem, sequer temos tempo de nutrir um desejo _ nossa vontade precisa ser logo satisfeita!
Temos mais de 86 mil segundos todos os dias e em quantos deles paramos para comemorar o cotidiano? Acho que agradecer é uma forma de celebrar a vida, bem como as pessoas que nos cercam. Um provérbio francês diz que a gratidão é o coração da memória e pra mim isso faz todo o sentido.
Os ingratos não costumam parecer felizes de verdade. Não para mim, pelo menos.
Começando a afirmar o princípio da gratidão na vida, a gente pode abrir um caminho para mostrar que o que parecia apenas suficiente ou necessário é especial. A bagunça que restou depois da festa, a pilha de roupas pra passar, o cansaço depois de um dia de trabalho duro, o despertador tocando incessantemente...Todos eles são indícios de bons motivos: temos amigos, roupas, trabalho, estamos vivos.

Tal diário dá sentido ao passado e é uma ótima maneira de recordar diariamente bênçãos que recebemos sem notar, além de nos motivar para o dia seguinte. Ao final do ano, serão 1.825 agradecimentos de uma vida abundante e repleta de pequenos momentos pelos quais valeu a pena não os deixar passar em branco. E agradecer, também, por isso.


Achei interessante a dica, e vale a pena tentar... eu vou fazer o meu, e você o que está esperando???

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário